QUÍMICA NOS EXPLOSIVOS, IREMOS FALAR UM POUCO SOBRE A DINAMITE.
Dinamite: é uma mistura explosiva de nitroglicerina e areia quartzosa ou outra substancia inerte, que detona de modo violento pelo choque ou pela ação do calor.
Comumente, associamos a dinamite e os explosivos em geral como os vilões, tornando-se sanguificado de triste, morte e destruição. Porém, o criador da dinamite Alfred Bernard Nobel (1893-1896), deixou uma fundação para premiar as pessoas que em cada ano mais contribuíram para o bem-estar da humanidade.
O engenheiro sueco que, entre outras invenções importantes, legou um método eficiente de garantir o uso seguro da nitroglicerina.
O manuseamento da nitroglicerina era muito perigoso, pois explodia facilmente com qualquer movimento. Nobel realizou muitas experiências, até conseguir um produto seguro para uso na construção civil e na explosão de rochas, abertura de túneis, canais, etc. Só fins pacíficos, afinal.
Mas a dinamite serve também para a construção de engenhos terroristas, cujos “fabricantes”, por vezes, também são vítimas de “acidentes de trabalho”.
Aluna: Kyanne Vidal
https://steinhardts.wordpress.com/2007/12/02/explosivos-para-a-paz/https://super.abril.com.br/ciencia/como-funcionam-os-explosivos/
Nenhum comentário:
Postar um comentário