quinta-feira, 5 de outubro de 2017

BATONS, DO QUE SÃO FEITOS?

Batom é um cosmético, uma maquiagem muito usada no mundo contemporâneo, usado para dar cor aos lábios. Com ou sem brilho, realça a boca e é disponível em várias cores e marcas, adequando-se a diversos gostos. Praticamente todas as mulheres usam, já usaram ou irão usar batom, em algum momento de sua vida. Existem aquelas pessoas, que simplesmente não saem de casa sem esse acessório. No entanto, o seu uso nem sempre foi tão comum assim.

O costume de colorir os lábios tem raízes no Egito. As esposas dos faraós adornavam-se com um intuito de ficarem mais belas, recorrendo sempre ao tom vermelho, sexualmente apelativo, pois os lábios enrubescem ao estímulo de excitação.
Durante toda a história da humanidade, o batom foi considerado apenas como um instrumento de poder e manipulação. H
oje é praticamente impossível encontrar uma mulher que não possua um batom em sua bolsa. E é possível que muitas dessas mulheres e também homens, não saibam do que é feito um batom.
 AFINAL, DO QUE É MESMO FEITO O BATOM?
É uma mistura de centenas de diferentes compostos químicos. Entretanto, de maneira resumida, pode-se afirmar que todo batom (sem considerar os tubos deslizantes que os contém) possui corantes, alcoóis, óleos perfumantes e ceras.
COMPOSIÇÃO: A cera utilizada na elaboração de um batom, normalmente, é uma combinação de três tipos, cera de abelha, cera de candelila (ou candelilla) e cera de carnaúba. A cera, ou combinação de ceras possibilita que a mistura se mantenha facilmente no formato reconhecido dos batons. Apenas a cera de abelha possui praticamente 300 compostos químicos diferentes. Já a cera de carnaúba confere ao batom uma característica única, não derreter na presença do sol, já que essa cera possui temperatura de fusão próxima a 90°C (a cera com maior temperatura de fusão). A cera de candelila, por sua vez, é utilizada por oferecer um efeito plastificante à mistura, elevado brilho e hidrofobicidade.
Outro ingrediente importante na elaboração de um batom é o pigmento, ou melhor uma mistura de pigmentos e corantes, que combinados oferecem a tonalidade desejada. Estima-se que 5% da massa de um batom sejam apenas de pigmentos e corantes. Os corantes mais utilizados em batons são o vermelho carmim. possui a capacidade de reagir com a pele do usuário e fornecer uma tonalidade ainda mais vermelha. Para obter tons mais claros, utiliza-se dióxido de titânio, um conhecido corante branco.
Como o objetivo geral dos batons é realçar os lábios de seu usuário, algumas vezes, são introduzidos em sua composição, compostos que irritam a pele e provocam leve inchaço, como a capsaicina, extraída de pimentas.


http://quiprocura.net/w/2015/07/27/batom-do-que-e-feito/
http://chuvasd-novembro.blogspot.com.br/2013/01/historia-do-batom.html

Aluna: Karla Nayanna L. Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário