➣O cuidado com a aparência existe desde os primórdios da civilização. No antigo Egito já se fazia uso de perfumes, unguentos e maquiagem nos olhos. Essa busca pela beleza foi se tornando cada vez maior, o que resultou em tecnologias cada vez mais avançadas para a fabricação dos cosméticos a que temos acesso atualmente.
➣A Indústria de cosméticos é responsável pela elaboração dos mais variados produtos de beleza, e para isso ela investe bilhões de dólares anualmente.
➣Os pós faciais consistem de um pó base, misturado com um agente corante (pigmento) e perfume. Um pó para peles normais normais deve possuir as seguintes qualidades:
➣Slip: que dá à pele um toque suave. Esta qualidade vem principalmente do seu conteúdo talco (35% – 79%), mas pode-se adicionar estearato de zinco ou magnésio.
➣Adesão: determina a persistência de pó no rosto sem ajustar. Talco, estearato de zinco, estearato de magnésio, caulim e giz tem qualidades adesivas.
➣Reflexão: a capacidade de dar à pele um aspecto aveludado. São usados amido e giz.
➣Cobertura: equilíbrio entre a opacidade (cobrindo defeitos e brilho da pele) e transparência (para distinguir através dela a cor natural da pele). Os dois ingredientes que proporcionam o equilíbrio na maior parte dos pós são o óxido de zinco e dióxido de titânio.
➣Outros ingredientes: inclui bactericidas, cores e aromas. Bactericidas são adicionados para inibir o crescimento bacteriano e conservar o produto. As cores que aparecem na lista de ingredientes deve ser aprovado e autorizado pela Administração de Alimentos e Farmácia. Perfumes são adicionados para melhorar a comercialização do produto.
➣O pó facial é considerado um dos mais antigos itens da maquiagem feminina e masculina.
➣Pós faciais: CaCO3 (carbonato de cálcio) e ZnO (óxido de zinco) são ingredientes do popular pó compacto.
➣ALUNA: SANDRA QUINTELA
➣fontes:http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/quimica-dos-cosmeticos.htm
https://xquimica.blogspot.com.br/2012/04/po-facial.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário