quinta-feira, 19 de outubro de 2017

OS EXPLOSIVOS SÃO AQUELAS SUBSTÂNCIAS QUE SE DECOMPÕEM RAPIDAMENTE, COM EXPANSÃO SÚBITA DE GASES E GRANDE LIBERAÇÃO DE ENERGIA.

A nitroglicerina, também conhecida como trinitroglicerina ou trinitrato de glicerina, é um composto químico explosivo obtido a partir da reação de nitração da glicerina.
A fórmula química da nitroglicerina é C3H5N3O9 (3 átomos de carbono, 5 de hidrogênio, 9 de oxigênio e 3 de nitrogênio) Nas condições ambientes, é um líquido oleoso com a aparência da glicerina original de coloração amarela mais denso que a água. Solidifica-se a 13,3 °C
A nitroglicerina foi descoberta pelo cientista italiano Ascanio Sobrero, e por observar as perigosas propriedades apresentadas pelo líquido.

A nitroglicerina é obtida através da nitração da glicerina, catalizada por ácido sulfúrico, esse tipo de reação faz parte das mais importantes onde o ácido nítrico, fornece o NO2, que substitui os hidrogênios das hidroxilas presentes na molécula ligando-se ao oxigênio. Obtenção da nitroglicerina ocorre segundo a reação:
O efeito explosivo da nitroglicerina se deve a liberação dos gases N2, O2, e CO2, que são violentamente liberados no momento do choque ou no fornecimento de calor. Os gases apresentam este comportamento em razão de ocuparem um espaço superior ao ocupado pelos líquidos, e quando aquecidos ocupam ainda mais espaço o que provoca a explosão; essa reação é extremamente exotérmica, e ocorre da seguinte maneira:

Alfred Nobel que aplicou a nitroglicerina como explosivo; no ano de 1863, este obteve a primeira patente do explosivo.
O composto mostrou ser superior a qualquer explosivo existente, e a prova disso foi a explosão de 1864 que destruiu completamente a fábrica de Nobel e matou seu irmão. Diante desta tragédia o cientista começou a pesquisar uma maneira de amenizar o perigo, e no mesmo ano da explosão descobriu que se o composto fosse adsorvido em algum material poroso teria estabilidade. 
Assim, testou vários aditivos até chegar a uma mistura com uma argila chamada “kieselguhr”, e vendo a estabilidade após os experimentos, ele chamou a mistura de Dynamite. Após a descoberta desta mistura Nobel tornou-se um dos homens mais ricos, por que muitas empresas produtoras de nitroglicerina fecharam suas portas, em virtude de muitas tragédias e explosões, além do que foram criadas leis, que proibiam a sua fabricação em vários países.

NA MEDICINA: É utilizado como vasodilatador, no tratamento de doenças cardíacas, para o tratamento da enfermidade isquêmica coronária, o infarto agudo de miocárdio e na insuficiência cardíaca congestiva.
É administrado pelas vias transdêrmica, sublingual ou intravenosa. Pertence ao grupo dos fármacos antianginosos. Quase todos os medicamentos atualmente usados para dilatar as coronárias são derivados da nitroglicerina.
O mecanismo do efeito da nitroglicerina nos doentes cardíacos foi descoberto por cientistas estadunidenses (Robert Furchgott, Louis Ignarro e Ferid Murad, os quais receberam o Prêmio Nobel pela descoberta), que apresentaram estar relacionado aos mecanismos energéticos das células, nas mitocôndrias, e numa enzima que liberta óxido nítrico (NO). Quando a nitroglicerina se transforma em NO, provoca um relaxamento muscular e, consequentemente, alarga as artérias.

http://professoralucianekawa.blogspot.com.br/2013/12/nitroglicerina-trinitroglicerina.html

Aluna: Karla Nayanna

Nenhum comentário:

Postar um comentário