segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Durante essa semana, vamos falar sobre alguns tipos de Drogas, o que fazem no organismo, como são feitas, etc... Vamos começar pela famosa Cocaína, e seu efeito de euforia.

O que é a cocaína?
Cocaína é um alcalóide encontrado nas folhas do arbusto Sul Americano erythroxylon coca . É um potente psicoestimulante. A droga bloqueia a receptação do sistema nervoso central da dopamina.
Com características de um pó branco e cristalino, chamado de hidroclorido de cocaína, é extraído das folhas da coca (Erythroxylum coca), uma planta originária da América do Sul.

Como ela é feita ?
. No processo de extração das substâncias ativas das folhas da coca para a produção da pasta base da cocaína , utilizando como solventes álcalis, ácido sulfúrico, querosene e outros. Nomenclatura IUPAC: 3-benzoiloxi-8-metil-8-azabiciclo;octano-4-carboxílico. Fórmula Molecular: C17H21NO4. Massa Molar: 303,353 g/mol. 



Vocês sabiam ????????

A folha de coca possui 14 compostos químicos chamados alcalóides, mas só um deles serve para a fabricação de cocaína
Consumo 
É geralmente usada por meio da aspiração nasal, ou intravenosa, que o pó é dissolvido em água e injetado diretamente na corrente sanguínea. Os efeitos são bem rápidos,  se for pela aspiração nasal varia entre 10 a 15 minutos, e intravenosa, de 3 a 5 minutos.

Efeitos
Atuando no Sistema Nervoso Central, a cocaína provoca euforia, bem estar, sociabilidade. Pelo fato de que nem sempre as pessoas conseguem ter tais sensações naturalmente, e de forma intensa, uma pessoa que se permite utilizar esta substância tende a querer usar novamente, e mais uma vez, e assim sucessivamente.
O coração tende a acelerar, a pressão aumenta e a pupila se dilata. O consumo de oxigênio aumenta, mas a capacidade de captá-lo, diminui. Este fator, juntamente as com arritmias que a substância provoca, deixa o usuário pré-disposto a infartos. O uso frequente também provoca dores musculares, náuseas, calafrios e perda de apetite.


Alem de que dosagens muito frequentes e excessivas provocam alucinações táteis, visuais e auditivas; ansiedade, delírios, agressividade, paranoia.No caso daqueles que inalam, comprometimento do olfato, rompimento do septo nasal e complicações respiratórias, estas últimas também típicas dos fumantes, incluindo aí bronquite, tosse persistente e disfunções severas. Gestantes podem ter bebês natimortos, com malformações, ou comprometimento neurológico.


Aluna: Priscylla de Sousa M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário